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Entrevista com Danyelle Van Straten - Depyl Action

Foi no lançamento do Comitê de Liderança Feminina no Franchising que conheci pessoalmente a grande empresária Danyelle Van Straten da rede de franquias Depyl Action . O evento ainda nem tinha começado, estava pegando um cafezinho quando a cumprimentei, e ela respondeu com um generoso sorriso. Me apresentei e ela, que me surpreendeu ao dizer: "Ah! Você é do Empreendedorismo Rosa? Eu acompanho vocês!” Sabe mãe quando se alegra quando falam de seu filho? Assim que me senti.

Convidei-a então para responder a uma entrevista, ela prontamente agradeceu e aceitou. No final do dia, depois de muita aprendizagem e inspiração, aproveitamos a tempestade que caia em SP para pROSEARMOS.

Danyelle é uma mulher muito doce em seus traços, no tom da voz e ao mesmo tempo mostra uma firmeza naquilo que fala e em que acredita.

Fonte da imagem: Vivi Sodré Photo/ Arte: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Peço a ela que compartilhe um pouco da trajetória da sua empresa, ela puxa o ar, olha para o alto e fala: “Vamos lá!” Percebo uma emoção boa passar através de seus gestos, lembrar do passado é uma maneira de agradecer pelo momento presente.

A Depyl Action é uma empresa familiar que está há 38 anos no mercado, e foi a podeROSA Glaci Van Straten, uma professora desacreditada, filha de um pai analfabeto das letras, mas gênio das boas ideias, que resolveu mudar sua história e iniciou esta empresa que hoje é referência no mundo das franquias.

Tudo começou em Balneário Camboriú e com o desejo de Glaci em produzir uma fórmula de cera de abelha, mel e própolis para proporcionar às mulheres uma depilação suave, não agressiva, mas agradável. Inicialmente vendia para os salões. Sem dinheiro para investir, vendia e com o dinheiro que recebia fazia nova produção. Resolveu inovar ao ver muito bambu na chácara do pai. Pensou que todo aquele bambu poderia se tornar a embalagem da cera. Seu pai preparou os potinhos de bambu e toda a família, inclusive Danyelle  ainda criança, ajudavam a armazenar a cera dentro do bambu.

Só que toda a inovação tem seu preço e às vezes demoramos a acertar. Com Glaci não foi diferente, ela não sabia que o bambu não é isolante e, portanto, toda uma produção vendida ficou comprometida com o aparecimento de um bichinho de bambu.

Esse foi o primeiro desafio: Pegar toda a cera vendida e fazer nova reposição.

Mas e a embalagem, qual seria a ideal? Resolveu que a embalagem de marmita era uma boa opção e barganhava a ajuda das crianças (filhos e amiguinhos dos filhos) para ajudarem nesta produção, fazendo bolo de cenoura para a meninada. Imaginem a festa que era!

Deu certo e ela começou a vender para salões, lojas de estética, lojas de produtos naturais e farmácias. Nesta fase já tinha aumentado a casa com uma edícula. Porém, ela não sabia que precisava ter um registro para seu produto.

Segundo desafio: Conseguir o registro da ANVISA Florianópolis.

Mas empreendedor de verdade é aquele que acredita no seu próprio potencial e de seu negócio, vai atrás do que for preciso para fazer dar certo. E neste processo de desenvolvimento, ela foi se formalizando, se capacitando e fazendo acontecer.

Até que um dia o Mappin, um grande magazine que atuava na Capital Paulista, fez uma “pequena encomenda” de 10 mil potes, se vocês acham que ela negou o pedido, ledo engano. Aceitou e toda a família ajudou na produção para entregar no prazo.

Desde então não pararam mais, foram em muitas feiras, muitas viagens no Chevette Branco, que a Danyelle dirigia com muito orgulho no alto dos seus 16 anos.

Sem capital de giro, mas com o desejo de atender bem o cliente, com um produto único e de qualidade, e um lugar para depilar, iniciaram o processo de expansão da marca através do modelo de franquias.

A primeira loja franqueada foi em Brasília, no ano de 1997, e de lá para cá cresceram de maneira organizada, transferindo a franqueadora para Belo Horizonte, mas a produção permanece em Camboriú com 10 toneladas/mês de cera. A rede hoje tem uma gestão feminina, mas já teve homens no comando que agregaram com uma gestão mais ativa, alavancaram o empreendimento com uma cultura de indicadores e sempre fazendo uma provocação positiva. Hoje a rede tem um total de 90 lojas, sendo 4 lojas próprias.

Pergunto a Danyelle como ela vê a empresa daqui 5 anos e ela responde: "Referência Nacional em Depilação”. Pergunto novamente: “Em 10 anos?”, ela diz: “ Referência Nacional em Depilação”.

Ao final de nossa pROSA, resolvi saber um pouco mais da atual presidente da ABF Setorial MG e perguntei:

ER: Quem ou o quê te inspira?
Pessoas.

ER: Você pratica algum exercício físico, terapia ou faz algo para ajudar a melhorar o desempenho profissional e ter mais saúde e disposição?
Atividades eu só faço quando estou afim, não me culpo se não faço.

ER. Participa de algum grupo de network feminino?
Endeavor, WTC, PEGN ( Movimento ) ABF MINAS.

ER. Quem foi, ou é, seu grande influenciador (a)?
Glaci, minha mãe.

ER. Qual o seu maior acerto e o seu maior erro em seu empreendimento?
Maior acerto, a mudança para Belo Horizonte e o maior erro foi não ouvir minha intuição.

Um filme: Ruiva – (fui ver com meus filhos de 3 e 9 anos) simplesmente INSPIRADOR!

Uma viagem: Fernando de Noronha

Um curso: Amanda Kay

Sabem aquela pROSA que a gente não quer que tenha fim? Pois bem, essa foi uma delas, e cá entre nós, só faltou mesmo um cafezinho e um pão de queijo, UAI!

Em tempo: No próximo dia 31.05, Danyelle estará prestigiando nossa CONEXÃO ROSA em BH, não somente como nossa leitora e fã , mas por acreditar em nosso trabalho, também como patrocinadora desta ação.

Abreijos de inspiração,
Lênia Luz
Diretora de comunicação do Empreendedorismo Rosa

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