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Hora de revisitar seu empreendimento

Hora de revisitar seu empreendimento

O modelo de negócios não deve ser usado somente para a criação do seu negócio, mas também para revisão periódica.

Um dos modelos de negócio mais usados é o Canvas, ou também denominado Business Model Generation, onde, numa única só página pode-se visualizar toda estratégia do seu empreendimento.

Acontece que geralmente utilizamos esse modelo quando estamos criando o nosso negócio, mas depois o deixamos guardado na gaveta no dia a dia da lida empreendedora.

Hoje o meu desafio para você é revisitar o seu Canvas e identificar o que faz sentido e o que precisa ser alterado! Para te ajudar nesse processo, seguem perguntas importantes para você se responder em cada um dos componentes do Canvas.

  1. SEGMENTO DE CLIENTES
    • Para quem você está criando valor?
    • Quem são seus consumidores mais importantes?
  2. PROPOSTA DE VALOR
    • Qual valor você está entregando ao seu cliente?
    • Qual problema você está ajudando a resolver?
    • Que necessidade você está satisfazendo?
    • Que conjunto de produtos e serviços você está oferencendo para cada segmento de clientes?
  3. CANAIS
    • Através de quais canais seus segmentos de clientes querem ser contatados?
    • Como você os está alcançando atualmente?
    • Como os canais se integram?
    • Qual canal funciona melhor?
    • Quais canais apresentam melhor custo-benefício?
    • Como os canais estão integrados à rotina dos clientes?
  4. RELACIONAMENTO COM CLIENTES
    • Que tipo de relacionamento cada um dos seus segmentos de cliente espera que você estabeleça com eles?
    • Quais já foram estabelecidos?
    • Qual o custo de cada um?
    • Como se integram ao restante do modelo de negócio?
  5. FONTES DE RECEITA
    • Que valores os seus clientes estão realmente dispostos a pagar?
    • Pelo que ele pagam?
    • Como prefeririam pagar?
    • Quanto cada fonte de receita representa da receita total?
  6. RECURSOS PRINCIPAIS
    • Que recursos principais a sua proposta de valor requer?
    • Que recursos principais o seus canais de distribuição requerem?
    • Que recursos principais seu relacionamento com clientes requer?
  7. ATIVIDADES CHAVE
    • Que atividades chave sua proposta de valor requer?
    • Que atividades chave o seus canais de distribuição requerem?
    • Que atividades chave seu relacionamento com clientes requer?
  8. PARCERIAS PRINCIPAIS
    • Quem são os seus principais parceiros?
    • Quem são os seus fornecedores principais?
    • Que recursos principais você está adquirindo dos seus parceiros?
    • Que atividades chave seus parceiros executam?
  9. ESTRUTURA DE CUSTO
    • Quais são os custos mais importantes em seu modelo de negócios?
    • Quer recursos principais são mais caros?
    • Quais atividades chave são mais caras?

Tenho certeza que desta reflexão irão surgir ideias e iniciativas que levarão o seu negócio para outro patamar!                                                                  TEXTO DE KARINA LEYSER 

Lênia Luz
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Valorizoa mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspirando pessoas, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

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